Testemunhos

“Vivemos num mundo globalizado e faz cada vez mais parte do nosso dia-a-dia o contacto com culturas diferentes da nossa, seja por casamento, por emigração ou imigração de outra pessoa, ou qualquer outra situação menos comum. Esta realidade traz uma transformação à dinâmica das famílias, quer as chamadas tradicionais, quer às famílias ditas modernas, sendo por isso a “Mediação Familiar Transfronteiriça” um tema extraordinariamente interessante e actual. Esta formação despertou a minha atenção para alguns detalhes importantes com os quais as famílias de hoje se deparam, tendo ganho maior consciência sobre a sua realidade.

Destaco a formadora Inês Inverno, que soube promover a proximidade entre os formandos de forma cativante, e que nos acolheu com extrema simpatia. Gostei muito e recomendo a qualquer pessoa que se interesse pelos assuntos da família e seus relacionamentos.”

João Marques, Jurista e Mediador de Conflitos)


“Tive o privilégio de ser formadora da Inês e recordo com satisfação a sua presença na sala. Sempre empenhada, sempre com questões pertinentes, sempre com vontade de acrescentar saber ao muito que já indiciava.  Continuámos a cruzar o nosso caminho, delineado pela mesma paixão profissional. Surgiu, então, a oportunidade de convidar a Inês a colaborar no terreno em parcerias que se revelaram muito gratificantes. Reencontro a cada dia a colega e a profissional que procura sempre o conhecimento mais elevado para o colocar ao serviço do cidadão.

Bem-haja a Inês por estar no meu caminho e com ela ser eu quem hoje aprende. ”

Anabela Quintanilha, Advogada, Mediadora Familiar e Formadora


“Desconhecia o tema e desconhecia a formadora, mas pareceu-se algo interessante, dado estar a realizar o curso de Mediação Familiar com a Red Apple. E assim foi que participei, e ainda bem ! Com uma doçura, tranquilidade e presença profissional inspiradoras, a Inês transportou-me inesperadamente para um tema para o qual não estava de todo ciente nem informada. Num mundo globalizado como o que vivemos, numa era de migrações volumosas, os conflitos familiares internacionais assumem uma dimensão talvez nunca antes vista nos moldes da evolução da sociedade de hoje. Quase não dei pelo tempo passar. Foi efectivamente uma experiência enriquecedora, que valeu muito a pena e que recomendo a todos. Obrigada Inês!”

Isabel do Ó, Advogada e formanda do curso em Mediação Familiar


“Existem formandos que passam pela Red Apple e deixam saudades, e há outros que ficam. A Inês faz parte desse pequeno grupo de pessoas que fica.

É um orgulho para nós, Red Apple, podermos ter a sortede continuar a trabalhar com pessoas tão dedicadas, inteligentes e visionárias como a Inês. ”

Ana Varão, Psicóloga, Formadora, Mediadora Familiar e Gestora de Formação da Red Apple – Formação Contínua e Estudos Superiores


O módulo de formação leccionado pela formadora Inês Inverno sobre “Mediação Familiar Internacional” permitiu-me alargar horizontes quanto à aplicabilidade prática da mediação familiar como meio de resolução alternativa de litígios.

Vive-se perante uma época e sociedade de globalização, onde as famílias tendem cada vez mais a estar repartidas por diversas partes do planeta, originando por vezes a propagação territorial e complexificação dos conflitos familiares.

Recorrer à mediação familiar transfronteiriça torna-se uma necessidade cada vez mais premente para restabelecer relações de uma forma assistida que permite consolidar os canais comunicacionais, que tendem a ser enfraquecidos pelas diferenças linguísticas, culturais e geográficas. Nessa sequência, a aquisição de conhecimentos sobre este tipo de mediação possibilitou-me o acesso a uma rede internacional de entidades e organizações que se dedicam a este tipo de situações, contribuindo para que esta seja uma prática que se tem vindo a assumir com um grande potencial jurídico na resolução de situações de crise familiares, no âmbito do Direito da Família.

Quanto à formadora, reconheço a sua experiência, como uma das mediadoras familiares portuguesas pioneiras que se tem dedicado a esta modalidade de mediação e à divulgação clara e fundamentada das vantagens da sua aplicabilidade. Recomendo os seus serviços.

Ruben Correia, 28 anos, Psicólogo e formando do curso de Mediação Familiar

 

Comments

comments