A mais recente e mais antiga parceira de cooperação da Mediating Families

Esta parceria de cooperação agora formalizada com a Red Apple é simbólica, pois tem uma história que remonta a Janeiro de 2013. Foi então que conheci a Ana Varão, no curso de formação de formadores ministrado pela Red Apple, na Ordem dos Advogados Portugueses. Rapidamente fiquei contagiada pela visão desta organização, pela energia dos profissionais que a representam e que com ela colaboram, sobretudo numa época em que as atenções – e as carteiras – estavam voltadas para a crise económico-financeira vivida no país.

Antes de vos contar o resto da história da nossa parceria, deixem-me que vos fale um pouco da Red Apple.

A Red Apple – Formação Contínua e Estudos Superiores é uma entidade formadora certificada pela DGERT-DSQA, baseada em Lisboa e no Porto, que organiza, promove e desenvolve actividades formativas de carácter prático e inovador, assentes numa metodologia de aprendizagem dinâmica e estimulante, destinadas a  profissionais  nas áreas da Psicologia, Educação , Ciências Sociais e do Comportamento, entre outras. A Red Apple nasce em 2007, com o objectivo de colmatar a falta de formação prática no ensino superior a nível nacional. Hoje, além de cumprir essa finalidade, é uma organização vanguardista em Portugal nas áreas da Mediação de Conflitos, da Psicologia, da Educação Infantil, da Parentalidade Positiva, entre outras.

A Red Apple tem a singularidade de trabalhar com as pessoas por trás de todos os profissionais. De as receber como se estivessem na sua casa, com bolos, chá e café, de com elas partilhar alegrias e tristezas, de permitir pagamentos parcelados em tempos de crise, de oferecer piqueniques quando os seus formandos acabam um curso, de agregar pessoas únicas e de ter histórias como esta para contar. A Red Apple faz acontecer, todos os dias.

Os rostos por trás da Red Apple são :

Ana Varão, Responsável Formação

Mãe babada de 2 crianças, é licenciada em Psicologia e Mestre em Sexologia, um saber que lhe tem sido bastante útil na desafiante experiência da conjugalidade e parentalidade. Adora viajar, aprender e fazer acontecer! O seu percurso formativo é marcado por várias especializações (da qual se destaca a Mediação Familiar) e acredita que todos podemos crescer e ser pessoas melhores se apostarmos na nossa formação. Cria então a Red Apple em conjunto com a sua cara metade e sua melhor amiga, duas pessoas sem as quais não sabe viver/trabalhar. Para além das suas funções de gerência, estão: o recrutamento de formadores e colaboradores únicos e dinâmicos para a sua equipa; a pesquisa incessante de temas e formações inovadoras e criativas; e a arte de receber, acolher e estar grata por.

Ana Manta, Coordenadora Pedagógica

É licenciada em Psicologia e Mestre em Desenvolvimento infantil, mas ser mãe de três filhos é o seu maior desafio. Adora festas e passeios, conhecer coisas novas e brincar! É viciada em formações, mal acaba uma está sempre a pensar na próxima que vai fazer. É Mediadora de Conflitos e isso tem sido útil na sua vida diária. É uma sonhadora e vive com a ideia de que pode mudar o mundo à sua volta. Escreve um livro que procura ajudar os pais a motivar os filhos para o estudo. Cria a Red Apple com os seus melhores amigos, em quem confia e com quem adora trabalhar. Dá formação, cria novos cursos e recruta formadores de excelência que fazem da Red Apple um local onde é muito bom aprender.

Rui Tomás, Media Developer

Marido e Pai, formado em Media e Gestão de Empresas. Tudo por esta ordem de importância. Formou a Red Apple com as pessoas certas, e com a ideia de a tornar um espaço de partilha de emoções, um espaço onde as pessoas se sintam bem. A sua ideia seguinte é tentar fazer chegar esta ideia o mais longe possível, sem perder a sua identidade.

Voltando à história da nossa parceria! Ainda antes de terminar o curso de formação de formadores, começei a frequentar o Curso de Mediação de Conflitos com especialização em Mediação Familiar, um sonho adiado e tornado realidade no momento certo. E com profissionais de excelência, pois a Red Apple prima pela aposta na competência técnica, na capacidade de relacionamento interpessoal e na criatividade daqueles que consigo colaboram.

Entretanto novos desafios e formações profissionais levam-me em 2014 até ao estrangeiro, mas a semente do projecto Mediating Families já estava plantada e em desenvolvimento. Mesmo à distância, continuei sempre  com vontade de colaborar com a Red Apple e mantivemos o contacto e a partilha.

Regresso a Portugal no final de 2014 e, depois de muito trabalho, a Mediating Families nasce em Março de 2015, com o apoio incondicional da Marta Almeida Santos no design da logomarca e do Ricardo Miguel Vieira no lado digital.  O seu profissionalismo, open-mindness e capacidade de trabalho em equipa farão sempre parte da história da Mediating Families.

O projecto é lançado online, sem aviso prévio e a Red Apple, por sua própria iniciativa, é apoiante e divulgadora da Mediating Families desde a primeira hora.

Obrigada Red Apple, e Ana Varão em especial, por sempre terem acreditado em mim e na Mediating Families, ainda antes de esta existir. Por pensarem outside the box, pela vossa energia positiva, por voarem e incentivarem os vossos formandos a voar. É uma honra crescer com vocês e a nossa cooperação é ao mesmo tempo um orgulho e uma inspiração, que nasce verdadeiramente no momento em que nos conhecemos.

Encontrei então na Red Apple a certeza que vale a pena acreditar num futuro diferente, num futuro melhor, num futuro que cada um pode construir por si próprio, hoje e agora, se assim o quiser. A certeza que vale a pena fazermos aquilo que gostamos e gostarmos do que fazemos. E que vale a pena trabalharmos para que isso se torne realidade, todos os dias.

À nossa, Red Apple!

Inês Inverno

27 de Julho de 2015

Comments

comments